A Rede Taxonline
História
O início da Rede Taxonline ocorreu no final de 2005, a partir de um auxílio concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, pelo Edital CT-BIOTEC/MCT/CNPq nº 021/2005, com nove coleções botânicas e zoológicas no Estado do Paraná. De agosto de 2008 ao final de 2010, a Rede recebeu recursos da Secretaria do Estado da Ciência e Tecnologia para expandir para as Universidades Estaduais de Maringá e Ponta Grossa.
Em 2013, a Rede passou por outro processo de expansão e desde aquele período abriga as coleções de culturas biológicas, incluindo coleções de culturas microbianas, com a criação do primeiro “Centro de Coleções de Culturas Biológicas do Estado do Paraná”. Para o desenvolvimento dessa etapa, foi contemplada com recursos da Fundação Araucária. Ainda, no final de 2013, a Rede passou a fazer parte do Sistema de Informação Sobre a Biodiversidade Brasileira – SIBBR, programa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI), entrando assim para o Global Biodiversity Facility Information – GBIF, sistema internacional de informatização de coleções.
Durante 14 anos, a Rede vem sendo organizada em termos de infraestrutura e as informações dos acervos vêm sendo colocadas em bancos de dados. Estamos em um momento diferenciado com o início de um programa de qualificação de pessoal e de identificação com validação de grupos taxonômicos em que não há taxonomistas especialistas nas instituições. Abaixo, a linha do tempo com os principais acontecimentos.
Metas
-
Modernização e adequação da infraestrutura de maneira a garantir o incremento e a perpetuação das coleções botânicas, microbiológicas e zoológicas do Estado do Paraná.
-
Implementação de bancos de dados para a informatização das informações dos espécimes visando a disponibilização, principalmente dos dados dos tipos primários, via Internet em redes integradas (SIBBR, SpeciesLink, GBIF).
-
Ampliação da identificação e reconhecimento do material científico depositado nas coleções.
-
Melhoria e ampliação das atividades de rotina das coleções.
-
Avaliação de lacunas geográficas e taxonômicas para o incremento das coleções e ampliação das coletas no Estado em áreas pouco registradas nas coleções.
Principais etapas de desenvolvimento
Identificação e organização do acervo e infraestrutura da coleção
Digitalização e disponibilização
da informação
Parceiros
Universidade Federal do Paraná
Centro Politécnico, Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco Heráclito dos Santos, 210, Jardim das Américas Caixa Postal 19020, CEP 81531-970, Curitiba, Paraná, Brasil.
Telefone: (41) 3361-1764
E-mail: redetaxonline@gmail.com
Ilustrações por