Coleções Microbiológicas


A partir de um plano institucional que integra professores curadores das diferentes coleções da UFPR criou-se o primeiro “Centro de Coleções de Culturas Biológicas do Estado do Paraná”, responsável pelo estoque e conservação das coleções de culturas biológicas, incluindo coleções de culturas microbianas da UFPR e de outras coleções procedentes de instituições abrigadas no Estado do Paraná. Participam do Centro coleções de cultura e microrganismos de grande relevância para o estudo e entendimento da biodiversidade brasileira, como as coleções microbianas do Laboratório de Microbiologia Clínica do Departamento de Farmácia da Universidade Estadual de Maringá, as coleções microbianas da EMPRAPA-Soja e EMBRAPA-Florestas e as coleções de microrganismos de interesse industrial do Laboratório de Biologia Molecular da UTFPR/Ponta Grossa, além das coleções fúngicas gerenciadas pela Rede Brasileira de Fungos Negros.

Na Universidade Federal do Paraná há três grandes coleções de culturas de microbianas integrando o Centro de Coleções de Culturas Biológicas (CCB/UFPR), descritas a seguir:

A coleção de culturas microbianas do Laboratório de Genética de Microrganismos - LabGeM, lotado no Departamento de Genética do Setor de Ciências Biológicas no Centro Politécnico. O referido laboratório apresenta uma coleção de aproximadamente 3.000 isolados microbianos.

A coleção de culturas microbianas do Laboratório de Microbiologia - LabMicro, do Departamento de Patologia Básica do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. A qual possui um acervo de 5.000 isolados fúngicos, de procedência clínica Além das coleções de bactérias reunindo especies do gêneros Streptococcus, Staphylococcus, Lactobacillus, Actinomyces, Streptomyces, Nocardia, Escherichia, Pseudomonas e Bacillus.

A coleção de culturas fúngicas armazenada na micoteca do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR) que reúne isolados procedentes de pacientes com infecções fúngicas, sendo no total, 800 linhagens viáveis.

  • Instituições Municipais

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – UFPR

    Coleção de culturas microbianas do LabGeM, Laboratório de Genética de Microrganismo – UFPR

    Coleção de culturas microbianas do Laboratório de Microbiologia (LabMicro) do Departamento de Patologia Básica – UFPR

    Micoteca do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC – UFPR)


  • Instituições Estaduais

    UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – LEPAC

    Coleção de culturas microbianas do Laboratório de Micologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM – Paraná)